MPC22 Site Logo

MPC22 Site Data

Carolina Santos estreia-se a vencer no Nacional e é a Miss Prio Cup 2022

Carolina Santos, do Surf Clube de Viana (SCV), é a nova MISS PRIO CUP, após vencer a conceituada Camilla Kemp, campeã nacional de surf em 2018, numa final bastante renhida e de excelente nível.

Carolina Santos Foto by Andre NetoCarolina Santos

A surfista de Viana do Castelo logrou vencer logo na sua primeira final no Campeonato Nacional de Surf (Liga MEO), um feito que ganha mais dimensão perante o rol de atletas que marcaram presença na terceira ronda da competição, de onde saíram as quatro semi-finalistas.
Depois de eliminar nas meias-finais Beatriz Carvalho, Carolina Santos enfrentou a experiente Camilla Kemp, que havia batido Maria Salgado nas «meias», que até entrou melhor na final, que se colocou na liderança após a primeira onda surfada por ambas as atletas. No entanto, foi Sol de pouca dura, porque, logo de seguida, a surfista do SCV assumiu o comando da bateria final para não mais a largar. E a determinação com que o fez ficou evidente na sua terceira onda, em que alcançou a excelência com uma onda de 9.00 pontos. Camilla Kemp só conseguiu responder na fase derradeira da final, mas a Miss Prio Cup 2022 já sentia o estatuto e conseguiu melhorar a nota de «back up», pondo-se a salvo dos ataques da surfista do Ericeira Surf Clube.
No final, Carolina Santos somou um score de 15.20 pontos, enquanto Camilla Kemp alcançou um 13.05 pontos, resultados que demonstram a qualidade do surf praticado, num mar que, uma vez mais, foi a outra estrela da final.

Melhor Onda Pedro Velhinho Foto by Andre NetoCarolina Mendes

Apesar de eliminada na Ronda 3, Carolina Mendes sai da Costa Nova com os «títulos» de melhor onda (9.25 pontos) e melhor score (17.00 pontos), mas pelas suas prestações nas derradeiras três baterias da competição, Carolina Santos e Camilla Kemp colocaram-se no pódio das distinções.
A 18ª edição do evento mais perfumado do surf nacional foi, uma vez mais, palco para revelações, pois, dentre as quatro semi-finalistas, duas conseguiram alcançar feitos nunca atingidos… até agora. Carolina Santos chegou à sua primeira final e primeira vitória e Beatriz Carvalho alcançou a sua primeira meia-final e primeiro pódio na Liga MEO.
É o futuro a chegar, com a MISS PRIO CUP contribuir fortemente.

Onda Solidaria Foto by Andre NetoAssociação CORDIS

ASSOCIAÇÃO CORDIS RECEBE 247 EUROS DA «ONDA SOLIDÁRIA»

Ao longo de toda a MISS PRIO CUP 2022 foram surfadas 247 ondas, o que resultou num cheque de 247 euros, no âmbito da iniciativa «Onda Solidária», atribuído pela Associação de Surf de Aveiro (ASA) à Associação Cordis, uma instituição de apoio social sedeada na Gafanha da Encarnação, freguesia do concelho de Ílhavo, cujo território abrange a Costa Nova do Prado.

Miss Simpatia Miriam Julião Foto by Andre NetoMiriam Julião

Tradição desde a primeira edição é a atribuição do prémio de Miss Simpatia, este ano atribuído pelo staff do campeonato a Miriam Julião, sempre presente no apoio às outras atletas, apesar de eliminada na Ronda 3, aliás um feito, de certa forma, surpreendente, mas demonstrativo da evolução da atleta da Associação de Surf de Vagos.

Mesmo sem as melhores condições de mar para aprendizagens, a ASA realizou uma experiência de surf para os banhistas, uma vez mais com excelente adesão de miúdos e graúdos.

DECLARAÇÕES DAS ATLETAS

Carolina Santos Foto by Andre Neto
CAROLINA SANTOS
(1ª classificada) – “Bem, o campeonato começou mal, pois estive quase a perder… mas consegui uma nota no fim que me permitiu passar, porque não competi na Ronda 1 porque houve uma falta de comparência. Hoje as ondas estavam melhores, havia muitas direitas, que é como eu gosto. A final começou lenta, mas lá veio aquela onda em que consegui os 9.00 pontos. Nunca tinha chegado a uma final, o que me deixa muito, muito feliz. Depois, este evento é espectacular. Estou muito contente”.
Camilla Kemp  Foto by Andre Neto
CAMILLA KEMP
(2ª classificada) – “Foi bom, pois vim para treinar, fazer heats e estou feliz porque tenho vindo a evoluir. A final foi muito renhida e é bom ver novas atletas a ganhar. Dei tudo, mas ela foi melhor e merece ganhar. Estou satisfeita com o meu desempenho, com os scores e estou feliz com o resultado”.

Beatriz Carvalho Foto by Andre Neto
BEATRIZ CARVALHO
(3ª classificada) – “Foi uma competição super divertida e com um ambiente excelente. É bom haver esta etapa só feminina e, por isso, há que agradecer à organização e a todos os que proporcionam que aconteça. Estou muito satisfeita, pois é a minha primeira meia-final e ir ao pódio na Liga MEO deixa-me muito orgulhosa”.

Maria Salgado by Foto Andre Neto
MARIA SALGADO
(3ª classificada) – “Foi um bom campeonato e correu-me bem. Estive bem, mas na meia-final foi difícil, pois estive 10 minutos a remar para o ‘pico’ e a ser empurrada para trás. Mas estou satisfeita com o meu desempenho e com o meu resultado. Gostei muito do ambiente, foi giro o ambiente entre todas as atletas e é bom que haja assim provas só para nós”.

A PRIO, que já é parceira desde 2019 do evento organizado pela Associação de Surf de Aveiro, fornece, este ano, a sua energia e empresta o seu nome ao campeonato mais feminino do surf português: MISS PRIO CUP.
Para além da ligação a este evento na Costa Nova, a PRIO tem feito chegar a sua energia à iniciação ao surf por todo o país, com o projeto PRIO Escolas de Surf, que apoia a formação em diversas escolas de surf ao longo do litoral português.